Revista do Programa de Qualificação de Atividades Não Presenciais
http://www.pqanpifsc.periodikos.com.br/about
Revista do Programa de Qualificação de Atividades Não Presenciais

Sobre a Revista

 

Com os efeitos sociais avassaladores da pandemia de Covid-19, a educação enfrenta desafios sem precedentes. As instituições educacionais buscaram se reinventar e promover ensino e aprendizagem sem a presença concomitante do estudante e do docente no mesmo espaço físico. No Instituto Federal de Santa Catarina não foi diferente. Quando as medidas de distanciamento social para enfrentamento da propagação do Sars-Coronavirus tiveram início, abriu-se um amplo debate para o processo de adaptação das ofertas de educação profissional para promover a continuidade do ensino.

O Programa de Qualificação das Atividades Não Presenciais é uma das ações implementadas pela Pró-Reitoria de Ensino do IFSC para formação continuada dos professores, apoio à qualificação do design dos materiais didáticos e incentivo à publicação de conteúdos e atividades em plataformas digitais de acesso público. O PQANP atua na produção de videoaulas, textos didáticos e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem acessíveis, tenddo como escopo a qualificação das atividades de ensino nos eixos tecnológicos da educação profissional.

A Revista do Programa de Qualificação das Atividades Não Presenciais do IFSC volta-se à publicação de textos didáticos elaborados na expertise e nas experiências dos servidores do IFSC na educação profissional e tecnológica no contexto da não presencialidade. Estamos diante de uma oportunidade inédita e estratégica para promoção de experiência docente e discente na aprendizagem remota. O objetivo principal é fundamentar práticas inovadoras, adaptando conteúdos já elaborados pelos docentes dos câmpus, e auxiliar no enfrentamento do contexto novo e desafiador, norteando concepções e práticas pedagógicas na educação profissional mediada por tecnologias digitais que caracterizam a nova realidade que estamos vivendo.

IFSC_EaD

Share this page
Page Sections